quarta-feira, 10 de dezembro de 2008
‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡TRILHOS SONOROS‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡‡
TRAILER 300 (versão adaptada)
Vinheta para o 7º Festival de Cinema Brasileiro em Paris
Vinheta para o 8º Festival de Cinema Brasileiro em Paris
sexta-feira, 5 de dezembro de 2008
FILIPETA CASAS CASADAS
Grupo Gesta e Inez Viana tocam em Aula-espetáculo de Ariano Suassuna
Ariano é garantia de casa cheia. A apresentação foi muito bonita como podem comprovar as imagens abaixo, além é claro da deliciosa aula de Suassuna.
Muito bom!
Abraços,
Fabio Campos
DETALHAMENTO DOS EVENTOS DA AGENDA MAR DE MINAS
:: No dia 03/05/08, as 10:30 h. , no programa infantil Zé Zuca e a Rádio Maluca, FABIO CAMPOS e o COMPADRE QUELEMÉM apresentam um pouco do projeto integrado MAR DE MINAS, com direito a contação de histórias, leitura de contos de Guimarães Rosa (esse ano é o centenário de seu nascimento) e até uma exposição de quadros no auditório. A Rádio Maluca fica na Rádio Nacional, Praça Mauá, nº 7, no Centro do Rio de Janeiro! A participação é totalmente gratuita e é um programão para as crianças.
• Inauguração do projeto MAR DE MINAS no SESC-NITERÓI, dia 27 de maio de 2008 as 18:30 h!!!
:: No dia 27/05/08, terça-feira, as 18:30 h. , será realizada a apresentação musical MAR DE MINAS com FABIO CAMPOS e o grupo COMPADRE QUELEMÉM;
:: Nesse dia acontecerá a abertura da exposição MAR DE MINAS, com 11 quadros representando as 11 músicas que compõem a parte musical do projeto;
:: O projeto prosseguirá em Niterói até o dia 27 de junho, data do centenário de nascimento de Guimarães Rosa.
:: Serão ao todo cinco apresentações musicais sendo três destas abertas ao público (dias 27 de maio e 12 e 26 de junho) e as outras duas para escolas (dias 3 e 17 de junho), de cunho didático.
• CONFIRMADO !!! Em agosto de 2008 o projeto MAR DE MINAS estará no SESC-São João de Meriti, nos dias 14 e 28;
• O que é o projeto MAR DE MINAS:
O projeto MAR DE MINAS é um projeto integrado de música-pintura-poesia. Criado a partir de composições e pinturas de FABIO CAMPOS, o projeto vem também homenageando o centenário de nascimento do escritor mineiro JOÃO GUIMARÃES ROSA.
contatos com o projeto MAR DE MINAS:
• fabiocampos.musico@gmail.com
• produzmusica@gmail.com
MATÉRIA NO JORNAL EXTRA SOBRE A PEÇA "DISCO DO TEMPO", NO CENTRO CULTURAL DA LIGHT
PROJETO INTEGRADO MAR DE MINAS (MÚSICA + PINTURA)
Apresentação
O projeto Mar de Minas: música, pintura, poesia é uma proposta multimídia, onde ambas formas de expressão artística — música e pintura — são integradas a partir de um conceito comum estabelecido pelo viés da poética presente na prosa de Guimarães Rosa. Fabio Campos compôs e arranjou as músicas e as apresentará com seu grupo, o Compadre Quelemém.
Em torno da apresentação será realizada a exposição de 11 pinturas (tinta acrílica sobre suporte em madeira), criadas pelo próprio Fabio Campos a partir das temáticas das canções.
O projeto Mar Mar de Minas: música, pintura, poesia traz uma abordagem do dia-a-dia mineiro. Pode-se subdividir seu conceito em 3 itens: cotidiano, ciclo da mineração e Guimarães Rosa.
Cotidiano
O dia-a-dia de Minas Gerais em seu interior foi vivenciado por Fabio Campos quando em sua estadia de um ano em Tiradentes, cidade histórica de seis mil habitantes.
Ciclo da mineração
A fascinante e dramática história que envolve as entradas e as bandeiras. Os bandeirantes, suas batalhas e guerras travadas com índios, negros e mineiros. A formação da identidade do homem das Minas Gerais, sua mescla indígena, lusa e negra. Sua cultura, sua música, seus rituais sincréticos e mestiços, a força da igreja católica e as histórias dessa cultura que gerou personagens e outros tantos heróis como Chico Rei e Chica da Silva, oriundos dessa miscigenação iniciada em fins do séc. XVII durante a procura pelo ouro e pelas pedras preciosas.
As melodias e ritmos traduzem essas peculiaridades históricas de Minas Gerais, da qual o Estado do Rio de Janeiro faz parte enquanto espaço de passagem dos viajantes, escravos e tropeiros rumo a seu destino nas minas de Minas.
Guimarães Rosa
Na literatura de Guimarães Rosa, encontra-se a força e a concentração máxima da mineiridade, a partir do universo criado pelo escritor. Seus personagens, seu texto, sua musicalidade em palavras e ritmos, cores e gestos, sentimentos e sensações, tempo e espaço. Em Rosa, uma possível metafísica das Minas Gerais se dá e se coloca legítima, em seu espaço, em seu lugar sagrado: Na conversa de bois, do burrinho pedrez, em Manuelzão e Miguilim, em Diadorim e Riobaldo Tartarana, em seu anunciado Compadre Meu Quelemém, que batiza, inclusive, o grupo que acompanha Fabio Campos nessa viagem...
Seleções de trechos das obras citadas serão lidas e pontuarão todo o espetáculo, buscando também homenagear o centenário do nascimento do escritor. A poesia contida na prosa de Rosa será assim, matéria e liga das canções e das pinturas em exposição.
A apresentação
São onze as telas pintadas a partir de onze músicas que serão tocadas em uma apresentação de aproximadamente uma hora. Em um telão ao fundo serão projetadas as imagens (em detalhes e inteiras) de cada pintura correspondente a cada música, durante sua execução.
A poesia será a chave-mestra que abrirá portas para a compreensão da linguagem expressiva proposta pelo autor, sem que se precise interpretar o porquê de tal letra ou as razões específicas que levaram a tal pintura ou citação de Guimarães Rosa. Intuitivamente, o espectador que viu o quadro e ouviu as leituras, recebe as informações musicais em letras, melodias, instrumentos e arranjos, tendo uma vivência mais completa do que o autor pensa e sente.
Contatos
Contatos para apresentação do projeto pelos emails: fabiocampos.produz@gmail.com ou produzmusica@gmail.com
Visite o myspace de Fabio Campos em www.myspace.com/fabiocamposmusicoFABIO CAMPOS VAI AO ZÉ ZUCA E A RÁDIO MALUCA
Daniele Ramalho contou uma história, um mito Bororo que versa sobre a criação dos animais e das estrelas, além de "explicar" como foi que o milho chegou entre nós.
Zé Zuca e a platéia gostaram bastante. Em breve o projeto "Mar de Minas" fará parte da Rádio Maluca, falando com as crianças um pouco de Minas Gerais, suas histórias, a partir de um de seus maiores representantes, o filho de Cordisburgo e homenageado do ano (há 100 anos atrás em 27 de junho ele nasceu), o escritor Guimarães Rosa.
Também fez parte do programa de sábado passado o grupo 4 Cantus, que tocou composições de autores de Cuiabá, arranjadas por Maurício Detoni. Bela apresentação, arranjos delicados e bem trabalhados. Parabéns ao grupo 4 Cantus!
Até breve,
Fabio Campos
FABIO CAMPOS DIRIGE E ATUA NO CENTRO CULTURAL LIGHT
Dirigido por Márcia do Valle, o texto foi escrito por Bruno Aragão, Ricardo Gonçalves e pela própria Márcia do Valle.
A simpática cenografia fica por conta do premiado cenógrafo Ney Madeira, a bela iluminação por Djalma Amaral e os simpáticos figurinos por Luciana Maia.
No elenco Waleska Areas, Ricardo Gonçalves e Bruno Aragão, além dos músicos-atores Felipe Antello e Fabio Campos.
A direção musical ficou por conta de Fabio Campos e Felipe Antello. As composições - letras e músicas - são todas de Fabio Campos.
A peça
A história trata da chegada do primo Sebastião e sua amiga Claribela. No sotão da casa de Bernardo eles brincam de viajar na imaginação através de uma "máquina do tempo" inventada pelo próprio avô.
Então começa a "viagem" pelo tempo através de músicas e curiosidades como a chegada da energia elétrica e as modificações do início do Sec. XX na cidade do Rio de Janeiro.
A narrativa atravessa acontecimentos históricos como a invenção da lâmpada elétrica, o surgimento do telefone, do bonde elétrico, dos cinematógrafos (os "pais" do atual cinema) até chegar em questões atuais como sustentabilidade ambiental, tudo colocado de maneira lúdica, visando o entendimento da utilização racional de energia e sua fonte geradora principal: a água.
A peça tem a duração de aproximadamente 50 minutos e está apoiada pela Lei de incentivo à Cultura do Estado do Rio de Janeiro.
OBRAS LICENCIADAS PELO CREATIVE COMMONS
Todas as músicas de Fabio Campos aqui apresentadas, direcionadas e com link para o sítio Overmundo, bem como as animações de Café com Pão e Cosme estão licenciadas sob uma Licença Creative Commons.